Coordenador : Helena de Souza Pereira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388500.2199.48106.17022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de cursos de licenciatura do ensino fundamental e básico, profissionais da área da educação e demais interessados em conhecer a vida e obra de Paulo Freire.
Local de atuação: As rodas de conversa serão realizadas de forma remota via ferramenta Google Meets.
Objetivo
O projeto tem como objetivo geral possibilitar a interação, como instrumento dialógico de construção do conhecimento, entre estudantes da universidade e membros da comunidade através das rodas de conversa baseadas nas obras do educador e filósofo Paulo Freire. Os objetivos específicos do projeto incluem: 1)Estudo sistemático da obra de Paulo Freire no Grupo de Estudo Paulo Freire, formado pelos membros do ProPet Biofronteiras, 2)Estudo da bibliografia complementar disponível relacionada ao legado de Paulo Freire, 3)Elaboração dos e-books referentes a cada obra tema das rodas de conversa, 4)Produção de artigos relacionados a atividades, 5)Apresentação de resumo/trabalho em congressos da área, 8)Proporcionar o diálogo e a popularização das obras de Paulo Freire, aproximando a comunidade acadêmica e demais membros da sociedade, 9)Promover uma oportunidade de reflexões sobre a obra de Paulo Freire, 10)Promover a reflexão de práticas de ensino-aprendizagem, 11)Promover a integração ensino, a pesquisa e extensão, 12)Despertar o interesse pela construção do conhecimento baseado no diálogo e experiencias de troca de conhecimento.
Resumo
As contribuições de Paulo Freire para a educação mundial por meio de suas obras tornou-se uma referência teórica indispensável principalmente para educadores. A filosofia de educação concebida por ele defende não apenas a leitura da palavra, mas a leitura do mundo e como consequência, o desenvolvimento da consciência crítica. A formação dessa consciência leva as pessoas a questionarem a natureza da sua situação social e passam a se encarar como personagens fundamentais na construção de uma sociedade democrática. Nesse sentido, a figura de Paulo Freire acabou sendo inserida em confrontos políticos-ideológicos com pretensões de retirá-lo do cenário da educação brasileira. Por esse motivo, torna-se fundamental a discussão da obra de Paulo Freire contribuindo para a compreensão da sua importância, destacando a educação como forma do homem romper com a condição de espectador ingênuo para críticos perante a realidade do cotidiano. O projeto de extensão possibilita a participação da comunidade externa à Universidade e tem como objetivo proporcionar um espaço aberto e democrático para discussões voltadas para a história de vida e filosofia de Paulo Freire. As Rodas de conversa serão realizadas mensalmente via Google meet em datas e horários a combinar. Os participantes que comparecerem terão direito a certificado emitido pela PROEX. Os resultados esperados incluem a construção de ambiente de discussão democrática e acolhedora, proporcionando um estímulo a busca de embasamento teórico dos participantes interessados em desenvolver pesquisas relacionadas à educação, além da conscientização da importância do estímulo ao pensamento crítico.